sexta-feira, 13 de março de 2009

Vivendo de bailes.


É impressionante a qualidade das rádios aqui da região. Uma chega a trocar de nome várias vezes, mas não engrena nunca. Outras, lutam por ouvintes que pedem 10,00 para os pais para poderem sair num sábado à noite. Ou seja, público nada consumidor. E mais, todas elas achando que um promotor de eventos metido a cowboy, e outro DJ do interior do interior, são os Deuses, capazes de, com uma simples parceria, atolar a rádio de publicidade. Fora os comunicadores. Uma briga pra ver quem grita mais.
Não existe ninguém nesta região que entenda de rádio. Ninguém. Me desculpem. Até tem, mas os bons estão de fora.Só não me perguntem por quê. Porque não fazem uma rádio estilo Antena Um aqui na região, para um público com forte potencial de consumo, com músicas dos anos 70, 80 e 90? Porque insistem e lutar por um público que já está saturado, rodando funk misturado com sertanejo? Rádio, meus amigos, era a Cidade, nos bons tempos, Atlântida, antes de mudar o foco pra esta gritaria que é hoje, e a Universal. Isso era rádio.
Aqui,os locutores com seus egos inflados, não deixam que bons profissionais entrem nas rádios porque sabem que a tunda vai ser grande, e logo perderão sua vaga de "estrela" dentro da rádio. E os chefes são mais babacas ainda, que vão atrás destes caras. Os mesmos que cobram 20,00 para gravar um texto de 30", só para estarem na vitrine. Valorização é uma coisa que passa longe desta gente.
Tomara que algum dia, alguém tenha a feliz idéia de abrir uma rádio com a cara dos anos 80-90. Só assim vamos poder ouvir boas músicas, bons locutores e vão me provar que existe aqui nesta região alguém que entenda de rádio. Por que até agora, só me mostraram que sabem faturar anunciando bailes no interior, nada mais.Quando é que vão aprender, hein?

3 comentários:

  1. O rádio passou e passa a cada dia por atualizações.
    É necessário isso acontecer , pois os ouvintes se renovam e precisam de emissoras que os acompanhe nessa evolução.
    O que se observa , é que o rádio há alguns anos , era feito de maneira muito mais profissional e quem fazia parte dele , precisava ter : talento , categoria , visão e acima de tudo fazer dele uma profissão prá toda vida...
    Era necessário ter o talento natural logicamente , o que hoje não é mais preciso pelo q se ouve.
    Mas com o aumento das concessões de emissoras e com a transfomação desse veículo de informação e entretenimento em um negócio lucrativo apenas , as emissoras passaram a contratar profissionais de categoria baixa e sem muito talento , com o intuito de baixar custos e se tornar apenas lucrativo , fugindo da básica função que o rádio tem.
    Com as reduções de custos , o rádio não foi se renovando no principal ingrediente de sua existência , que são os profissionais que dele fazem parte e com isso deixou de ser a segunda mídia.
    Com tantas adaptações e improvisos , o veículo tornou-se bastante descredibilizado em alguns casos , e rádio precisa ter credibilidade ou se torna descartável sempre.
    O exagerado número de emissoras acarretou tbm uma queda na qualidade e desglamourizou bastante o rádio , ou melhor dizendo , banalizou esse veículo.
    Com tantas emissoras no e sem pessoal talentoso e gabaritado verdadeiramente para atuar nelas , o resultado é o que se ouve..Aliás impossível não ser dessa maneira !
    Porém existem emissoras de capitais que com seu alcance maior e pela internet , podem ser ouvidas e saboreadas em seu talento e profissionalismo a qualquer hora , a internet facilita e vai facilitar isso ainda mais..
    O que se pode ressaltar tbm é que bons profissionais , sejam coordenadores de programação ou comunicadores mais gabaritados , pedem salários pelos quais as emissoras não tem interêsse em pagar , o que remete todas a um banalismo muitas vezes cômico em alguns casos , tendo em vista que prá preencher suas vagas , se opta pelos profissionais que , ou não tem qualificação ou cobram mais barato , o que sabemos , é uma faca de 2 gumes , bem afiados ,diga-se....!
    Porém a cada dia que passa a tecnologia propicia o avanço das grandes redes de rádio do centro do país diretamente aos ouvidos de quem precisa de mais qualidade.
    Jovem Pan < Transamérica < Mais Nova < Pop Rock (rede gaucha de rádios) e outras redes menos famosas , estão pouco a pouco se instalando no RS e certamente servirão de opção a quem ainda aposta publicitariamente no rádio ou mesmo a quem espera ouvir algo mais agradável e profissional.
    É assim que o mundo gira na verdade ; ou vc capricha e se mantém vivo e atualizado, ou o mercado , cedo ou tarde , engole vc e suas pretensões sejam elas empresariais ou de qualuqer espécie , tudo é questão de tempo apenas !

    Cássio Fernando

    Radialista desde 1979
    Locutor Publicitário
    Produtor de Áudio

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  2. As últimas gerações de ouvintes e locutores
    da região aprenderam a ouvir rádio ouvindo o Brito. Deu no que deu.
    Onde já se viu horário nobre servir pra tocar flash back?

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  3. *aprenderam a ouvir e fazer.

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