sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Será que são apenas as agências que esperam pelos clientes?


Aqui na região do Vale do Taquari, muitos empresários saem do nada. Graças ao suadinho dinheiro da gente desta terra, cresceram e hoje comandam suas "poderosas" empresas. Quando estão lá embaixo, humildemente contratam profissionais daqui para ajudarem no seu crescimento. Depois que estão lá em cima, ninguém mais daqui presta. Profissionais bons, só em Porto Alegre. Mas aí que, na área da propaganda, entra a divisão dos empresários locais. Existem 3 tipos: aquele que acha que os bons publicitários só estão em Porto Alegre, aquele que se acha mais inteligente que um publicitário, e cria sua própria agência, e aquele que reconhece o valor de um bom profissional local.
No primeiro caso, não acredito muito que eles (empresários) realmente achem que só em Porto Alegre exista ótimos publicitários. Pra mim, em alguns casos, isso é desculpa para aproveitarem uma ida a capital para aprovação de algum trabalho, e aproveitar para dar uma passadinha na Tia Carmen ou Gruta Azul. Não acredito que empresários inteligentes realmente acreditem que bons publicitários, só em Porto Alegre. Mas se algum "santinho", acha isso mesmo, então (neste caso respondendo por mim) eu aceito um desafio de fazer uma concorrência em algum trabalho com a agência dele. Independe qual a agência de Porto Alegre. Topa o desafio? Mas já vou avisando: não pago mulher pra cliente.
No segundo, existem empresários que acham que entendem mais medicina que o médico, mais de decoração que arquiteto, e mais de propaganda que publicitário. Assim, pegam seus filhos, seus sobrinhos, e criam a sua própria agência (house), podendo ali, satisfazer seu ego e criar suas próprias peças publicitárias, e passar dias se masturbando em cima delas. Digamos, se achando o rei de tudo. Alguns, até usam de suas "criatividades" para colocarem em seus anúncios, mulheres lindas, que, sem o poder da criação na mão, JAMAIS conseguiriam chegar perto, mesmo com todo o dinheiro que têm. As maiores empresas do mundo não têm house. Só aqui na região existe isso. É ou não é uma vergonha?
Mas, como no terceiro caso, existem empresários locais que acreditam no potencial dos publicitários daqui, e com pouco investimento, estão com trabalhos muito melhores que aqueles que se glorificam por ter uma agência de Porto Alegre. E mais! Aposto que dando muito mais retorno.
Meus amigos, o instrumento de trabalho de um publicitário é a mente. E não importa o lugar, as mentes são todas do mesmo tamanho. Existem bons profissionais em qualquer parte do mundo. Hoje, empresas dos grandes centros estão trabalhando com agências do interior, pois a internet oferece esta opção, sem perder a qualidade e ganhando nos custos. Acho que já está mais do que na hora de começarem a pensar com a cabeça de cima, e não com a de baixo.A propósito: isso não é nenhum desabafo ou recalque. É apenas um comentário inteligente, sobre pessoas burras.

Um comentário:

  1. Ótimo texto....
    Uma reflexão sobre o atual momento e tbm de um passado que insistiu em se arrastar até aqui.
    Mas faltou dizer que na região não existem publicitários de visão ampla e desimpedida...
    Existem , na verdade , pequenos paraquedistas que acham que são do ramo , mas na verdade trata-se apenas de aventureiros sem qualificação alguma.
    Os empresários ao q s e refer o texto tem ainda pouca opção aqui para saber o q pode ser aproveitado com o plantel local de publicitário vigente.
    Prá resumir : Uns não sabem nada e outros acham q sabem e nada sabem tbm ; um grupo de cegos guiando os sem visão.

    ResponderExcluir